quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Meditação

        A meditação é uma prática antiga, com origem desconhecida, surgiu como uma ferramenta para encontrar algumas respostas como: Quem sou eu? O que estou fazendo aqui? Qual o sentido da vida?
        Segundo Osho, meditação é um estado de não-mente, um estado de consciência pura sem conteúdo. O estado não-meditativo - o oposto da meditação - é o tráfego constante da mente: pensamentos, desejos, memórias, ambições, preocupações, ansiedade.
        Em resumo, meditação é esvaziar a mente, buscar o autoconhecimento, paz interior e felicidade. Meditar é focar a mente, deixar as preocupações de lado, viver o aqui e o agora. Durante a meditação, a pessoa se conecta com o campo da pura energia, inteligência e consciência.
       Segundo Deepak Chopra, médico de homens e de almas, "com a meditação, trazemos a sabedoria para nossa vida e nos aperfeiçoamos a cada momento."

Benefícios da Meditação:
- Paz interior;
- Capacidade de controlar melhor os sentimentos;
- Maior tranquilidade à vida;
Meditação Parque Animal Kingdom
- Redução dos hormônios do stress e ansiedade;
- Defesas do organismo ampliadas;
- Diminuição da insônia e depressão;
- Estímulo da criatividade, inteligência e memória;
- Aumento da concentração;
- Aumenta a sensação de prazer (devido aumento de dopamina, norepinefrina e serotonina).

Como meditar?
1) A primeira coisa mais importante é criar um hábito - escolher um horário do dia em que ninguém irá nos incomodar, desligar telefones, televisão, tudo que tire a atenção;
2) Para atingir um nível básico de meditação, é necessário a prática de dois meses, por pelo menos 15 minutos por dia, cinco dias por semana;
3) Aprender meditação requer paciência e dedicação. Não desista após a primeira tentativa se não conseguir bons resultados.

*Diretrizes Básicas*

1) Postura: Você deve encontrar uma posição confortável e com a coluna ereta. Pode ser a posição clássica da meditação com as pernas de índio ou então sentado em uma cadeira.

2) Técnica Objeto: Na meditação é necessário fazer uma "parada" no fluxo do nosso pensamento, e coloca-lo em algum objeto de meditação. os mais comuns são: mantras, respiração, música, observando a chama de uma vela.

3) Relaxamento: Uma vez que foi entendido o objeto de meditação, devemos deixar o tempo fluir. Caso você se pegue com o pensamento em algum outro lugar, não desista! Retorne sua atenção novamente para o objeto de meditação.

4) Local e Horário: Os melhoras momentos para realizar a meditação são durante o nascer e o pôr do sol, onde as energias Ying &Yang estão mais equilibradas. Quando iniciar a prática, o mais adequado é realizar a meditação todo dia a mesma hora e no mesmo local.
Meditação na montanha em Monte Verde
** Não vou dizer que é fácil, mas quando sentimos a paz e o amor dentro dos nossos corações, a vontade é de nunca mais parar de meditar. Tente! Não vai se arrepender!! **


Fontes:
- Palavras de Osho
- Reik Ativo
- Revista Viva Saúde

Um comentário: