quarta-feira, 27 de novembro de 2013

27/11 - Dia Nacional de Combate ao Câncer


O que é o Câncer?
É uma doença que apresenta o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Geralmente atingem um órgão em específico, e quando se espalham para outros órgãos e regiões do corpo, chamamos de metástase.

Causas do Câncer:
As causas são variadas, dependendo do meio interno e/ou externo do organismo. As causas externas tem a a ver com os hábitos e costumes do ambiente social; as internas, nas maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas.

Hábitos predisponentes ao câncer:
- Tabagismo
- Hábitos alimentares
- Alcoolismo
- Hábitos sexuais
- Medicamentos
- Fatores ocupacionais
- Radiação solar

Dia 27/11 - Dia Nacional de Combate ao Câncer:

A portaria do Ministério da Saúde GM n.707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional do Combate ao Câncer, com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer.
Nessa data são desenvolvidos projetos educativos, de conscientização da população acerca da doença e dos riscos de adquiri-la. Nesse dia são distribuídos laços vermelhos para serem afixados nas roupas com broxe.
Essa data é muito importante pois os tratamentos da doença evoluiram muito, e com diagnóstico precoce, a cura pode ser de até 100%.

Principais tipos de Câncer:
- Tireóide: mais comum entre as mulheres. Observar nódulo no pescoço, rouquidão e histórico familiar.
- Mama: Mais frequente em mulheres, quando diagnosticado precocemente, 90% pode ser curado. Observar também histórico familiar.
- Estômago: Mais comum a partir dos 50 anos, pode ser evitado com habitos alimentares saudáveis.
- Colo de útero: Causado pelo vírus HPV, é importante o controle anual com exames preventivos feitos pelo ginecologista.
- Ovário: Mais comum acima dos 55 anos e o fato de risco mais comum é o histórico familiar.
- Boca: Evite esse câncer deixando de fumar.
- Esôfago: Geralmente está associado ao fumo e consumo de bebidas alcoólicas, a doença do refluxo gastro-esofágico e à obesidade.
- Pulmão: alta incidencia em fumantes (90% dos casos), ele é o que mais faz vítimas no Brasil.
- Intestino: Está entre os cinco mais frequentes entre homens e mulheres, pode ser evitado com hábitos alimentares saudáveis.
- Próstata: É o mais comum entre os homens, fundamental o exame de toque e exames preventivos.
- Pele: São os que mais ocorrem no mundo, importante o diagnóstico precoce.

** Neste dia de conscientização é importante que homens e mulheres realizem seus exames preventivos, além de manterem hábitos alimentares saudáveis, usarem protetor solar e ainda praticarem atividad física! Tá fácil, vai? Bobo é quem não segue a risca essas orientações!!!! **

ATENÇÃO: As informações existentes neste blog pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Essas informações são de caráter educativo, por isso, em caso de dúvidas, não hesite em realizar sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Fontes:
- Instituto Nacional de Câncer
- Brasil Escola
- AC Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário