quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Você sabe o que é a Tendinite?



A tendinite é a inflamação, lesão e inchaço de um tendão, que é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso.

Causas:

A tendinite pode acontecer como um resultado de lesão, excesso de uso, sobrecarga ou envelhecimento, uma vez que o tendão vai perdendo a elasticidade

A tendinite pode surgir em qualquer tendão, mas alguns locais são mais frequentemente afetados:
- Cotovelo
- Calcanhar (Tendão de aquiles)
- Ombro
- Joelho                            

Exames:

O médico realizará um exame físico e buscará sinais de dor e sensibilidade quando o músculo ligado ao tendão é usado contra resistência. Existem testes específicos para cada tipo de tendão.
 
Para confirmar o diagnóstico podem ser realizados exames de imagem como o ultrassom e a ressonância magnética.
  
Sintomas:
 
- Dor
- Sensibilidade do tendão
- Formigamento
- perda de função
 
Tratamento:
 
Geralmente os médicos acabam prescrevendo aos pacientes anti-inflamatório e pedem repouso do membro. Em alguns casos até solicitam tala de imobilização, em outros não.
 
Outra forma de tratamento para alívio da dor é a realização de fisioterapia que auxilia na analgesia e previne o membro de futuras lesões. Ele consiste em:
- Crioterapia: gelo durante 20 minutos, 3 vezes ao dia. Ele atua também com anti-inflamatório, tendo como consequência o alívio da dor.
- Alongamentos: Os alongamentos ajudam a evitar a inflamação e sobrecarga dos tendões.
- Fortalecimento da musculatura: Consiste em fortalecer a musculatura do membro envolvido para que, durante a execução dos movimentos, o tendão não seja sobrecarregado como uma forma de compensação por falta de força da musculatura em questão.
- Ultrassom: o aparelho atua como anti-inflamatório e auxilia na reparação do tendão (quando não há lesões como por exemplo rupturas - No caso de rupturas, cabe ao médico avaliar se há necessidade de procedimento cirúrgico.)
 
Prevenção:
 
- Manter uma atividade física que fortaleça a musculatura para não haver sobrecarga dos tendões;
- Sempre realizar aquecimento antes de iniciar alguma atividade física;
- Realize alongamentos diariamente no início e final do dia, em grupos musculares que você utiliza com frequência no dia a dia [Ex: Quem trabalha muito com computador e faz movimentos repetitivos deve parar sempre e se alongar para evitar a LER (lesão por esforço repetitivo)]
 
Importante saber:
 
Após uma crise aguda de tendinite é importante realizar a prevenção da mesma para que não haja recorrência dessa inflamação.

=> É importante que aos primeiros sintomas, você procure um médico para que ele possa te prescrever o tratamento adequado.

=> Algumas pessoas, podem ter predisposição a ter tendinites independente de realizar todas as formas de prevenção. As vezes um movimento realizado de forma errônea ou uma queda podem ocasionar essa inflamação no tendão.

ATENÇÃO: As informações existentes neste blog pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Essas informações são de caráter educativo, por isso, em caso de dúvidas, não hesite em realizar sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Fontes:
 
Fontes:
- Minha Vida
- Brasil Escola
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário