Em sânscrito, Man= Mente + Tra= Liberação
O mantra é uma vibração sonora, que quando emitida corretamente, exerce um efeito poderoso em nosso corpo e mente. São palavras de poder, sagradas, que devem ser usadas com propriedade e consciência. É uma forma curta e poderosa de se comunicar com o Supremo.
Origem dos Mantras:
Os mantras foram revelados aos rishis (santos e sábios) do passado durante as suas meditações profundas. Eles não são produtos do pensamento ou da intuição. Os mantras foram “vistos” pelos videntes em seu estado de "superconsciência".
![]() |
Irradiação da prática do Mantra |
Como funciona?
Ao ser constantemente repetido, o mantra desperta os nossos poderes espirituais adormecidos e ajuda-nos a atingir o objetivo da auto-realização. Os mantras tem seu poder no som e não em seu significado escrito, devendo ser por isto, pronunciados corretamente. Essas fórmulas sonoras acionam fisiologicamente circuitos cerebrais e mentais da esfera humana, com ampla abrangência de aplicações e utilidades.
Benefícios do Mantra:
1) Ajuda a reduzir preocupações, medos e ansiedades;
2) Aumenta a concentração, a atenção e a consciência;
3) Melhora a saúde mental e física;
4) Aumenta a energia vital;
5) Cria harmonia, tanto nos relacionamentos com os outros, como consigo mesmo;
6) Sintonia com o Divino, criando uma forte ligação entre si e Deus;
7) Acelera a sua revelação espiritual;
8) Leva a atingir a bem-aventurança suprema.
Como utilizá-lo?
Sente-se de maneira confortável e procure relaxar, concentrando sua respiração no abdômen. A seguir, vocalize ou apenas mentalize o mantra num tempo mínimo de três minutos. Para potencializar seu efeito, concentre-se no mantra um pouco mais de 12 minutos.
Exemplo de Mantra:
O Mantra mais conhecido é o OM.
![]() |
Símbolo do OM e seus elementos. |
A musculatura de todo o aparelho respiratório relaxa e se fortifica, a respiração desenvolvida aumenta o aporte de oxigênio para todo o corpo. A vibro- massagem da vocalização de “OM”, atinge os órgãos da caixa torácica, do abdômen e nervos cranianos. Como conseqüência desta vibração, ondas eletromagnéticas são produzidas propagando-se por todo o corpo, aumentando o dinamismo e a vontade de viver e finalmente desenvolvendo a capacidade de concentração.
Efeitos do OM sobre aparelho respiratório:
1) Respiração lenta: A emissão de “OM” torna mais lenta a exalação, o que revitaliza o coração.
2) Respiração regulada: Quando o som é uniforme a respiração torna-se contínua, sem sacudidelas.
3) Respiração completa: Expulsa todo o ar residual dos pulmões, como conseqüência a inalação se torna mais profunda.
4) Controle e relaxamento: Para que o som seja uniforme, é imprescindível o relaxamento dos músculos respiratórios durante a exalação.
Efeitos Mentais do OM:
1) Quase imediata prevalência de ondas do tipo “Alfa” no cérebro, as quais induzem calma, paz e relaxamento de tensões em geral.
2) Ativa a secreção de substâncias como a “serotonina” e “endorfinas”, que incrementam ou estabelecem a sensação de satisfação existencial de forma continuada. Estimula e exercita a atividade equilibrada dos dois hemisférios cerebrais.
3) Notável aumento da capacidade de concentração e memória.
4) Induz à estabilidade emocional.
** É importante lembrar que existem infinitos mantras, alguns mais utilizados que outros, e todos com um propósito. Alguns são específicos para nos trazer saúde, paz e proteção. A utilização diária nos traz paz e tranquilidade, basta arranjar um tempinho para poder entoa-los.
Fontes:
1) http://www.anjodeluz.net/mantras/mantras.htm
2) http://www.ammabrasil.org/praticas/mantra.htm
3) http://www.angelfire.com/ab6/om/omkar.html