sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Alimentação X Retenção de Líquidos

Boa tarde! Hoje resolvi falar sobre um assunto que interessa a muita gente. Quem aqui (mulher) não acordou um dia, olhou para barriga inchada e pensou: Meu Deus estou grávida!kkkk Isso acontece porque em alguns momentos de nossa vida, nós mulheres, ficamos de TPM e tudo incha no nosso corpo. Em outros momentos (homens e mulheres), exageramos nas comilanças e nas bebidas de uma festa casual e sofremos as consequências alguns dias depois. Foi pensando em evitar esse inchaço, que temos que lidar em algumas vezes na vida, que resolvi fazer esse post. Esse inchaço nada mais é do que retenção de líquido. Vou explicar pra vocês como isso acontece:

O que é retenção de líquido?
É o acúmulo de água e sódio no organismo, devido ao desequilibrio entre a ingestão e excreção do sódio.


Quais são as causas da Retenção de líquido?

 1) TPM: Devido a grande variação de hormônios nesse periodo, especialmente a aldosterona, responsável pela reabsorção renal do sódio.

2) Consumo excessivo de sódio (sal): A retenção nada mais é do que o desequilíbrio da ingestão de sódio e sua excreção. Por isso é imporatante a ingestão de bastante água, para que esse sódio seja eliminado pela urina.

3) Problemas circulatórios: Quando o coração não consegue bombear o sangue de forma eficiente para todo o corpo, ele se mantém estagnado nas veias e acaba saindo dos vasos sanguíneos, formando o edema (também conhecido como inchaço). Sendo assim, há uma retenção de líquidos, porque os rins também têm seu funcionamento prejudicado, pois recebem menos sangue.

4) Hipotireoidismo: hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela baixa produção de hormônios pela tireoide. Um dos sintomas desse problema é a retenção de líquidos que pode levar o indivíduo a ganhar alguns quilos.

5) Falha de órgãos: O sódio e a água são eliminados do organismo pelos rins. Se houver algum problema com o seu funcionamento há retenção. Distúrbios no fígado causam inchaço, dada a queda na produção de proteínas que ativam os hormônios retentores de sódio, que é ativado pelo órgão

Deu pra entender um pouquinho de como ocorre a retenção? Então agora vamos falar da nossa alimentação. O que podemos ingerir a nosso favor para evitarmos ao máximo esse probleminha chato? Achei na minha pesquisa alguns alimentos que nos ajudam a desincharmos e também a prevenir essa retenção de líquido. Alguns deles até nos ajudam a desintoxicar e outros até a diminuir a gordura abdominal (UHUL). Vamos lá?



1) Cereais e frutas: Importantes na recuperação de um organismo após exageros alimentares. Por isso é sempre legal ingerir frutas diariamente.

2) Arroz Integral: Contém fotoquímicos que ajudam a reduzir a absorção de gordura pelo organismo, além de ser ricos em fibras que realiza a "faxina" no intestino.

3) Farelo de Aveia: Possui betaglucanas, substâncias que ajudam o organismo a absorver menos a gordura vindo dos alimentos. Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, contribuindo para limpar o organismo, além de prolongar a sensação de saciedade.

4) Alface: Carrega substancias (clorofila + flavonoides) contribui para diminuir o excesso de líquido, o que faz desinchar.

5) Couve: Entre vários nutrientes importantes, tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Ele nutriente ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.

6) Cenoura: A combinação de vitaminas desse legume estimula o metabolismo que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil. Ainda carrega dois minerais, silício e potássio, que trabalham juntos na eliminação do excesso de líquido no organismo.

7) Abacaxi: A enzima bromelina presente na fruta facilita a digestão dos alimentos ricos em proteína (carne, peixe, frango). E suas fibras aumentam a saciedade.

8) Melancia: Carregada de fibras e água, desincha e limpa o organismo. Para oferecer um efeito diurético ainda mais eficiente, você pode bater a fruta com as sementes e coar o suco.

9) Kiwi: Rico em clorofila (e por isso que, mesmo madura, a fruta tem cor verde), limpa o organismo. Os minerais que ele carrega (cálcio, magnésio, potássio) diminuem o inchaço e as fibras estimulam o intestino.

10) Mel: Rico em frutose, equilibra o pH do sangue e os níveis de açúcar. Ele também diminui o desejo de doce.

11) Cavalinha e Hibisco: Facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante, especialmente o hibisco. A cavalinha ainda repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo que trabalha em dobro quando você come mais do que o normal.

12) Camomila e Melissa: Contêm substâncias (o flavonoide apigenina, na camomila, e óleos essenciais, na melissa) com efeito relaxante, proporcionando uma boa noite de sono.

13) Levedo de Cerveja: Rico em vitaminas do complexo B e minerais (cálcio, cobre, cromo, magnésio, potássio, selênio, silício e zinco), diminui a absorção do açúcar. Além disso, facilita a recuperação do fígado, que fica especialmente sobrecarregado nos dias de comilança.

14) Termogênicos (chá verde, chá mate, chá de hibisco, pimentas vermelhas, gengibre, e especiarias como açafrão, cominho, canela, mostarda) aceleram o metabolismo, auxiliando a perda de peso e queima de gordura.

15) Alimentos anti-inflamatórios (gengibre, gergelim, sementes de girassol, leite fermentado, farinha de banana verde, alho) previnem o estoque de gordura abdominal.

16) Alimentos que possuem ômega 3 (atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, e oleaginosas, como nozes, castanhas, avelãs) são ao mesmo tempo antioxidantes, anti-inflamatórios e termogênicos.

É importante sabermos que em alguns momentos esses alimentos associados a outros tipos de alimentos não possuem ação tão eficaz quando ingeridos isoladamente. Foi por isso que surgiram alguns sucos funcionais que também nos ajudam a dar aquela desinchada. Achei aqui na internet alguns exemplos:

** Morango com água de coco
7 morangos
250 ml de água de coco
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 colher de sopa de linhaça dourada
Bater os ingredientes no liquidificador e coar.

** Abacaxi com hortelã e chá verde
4 colheres de sopa de abacaxi em cubos
2 ou 3 folhas de hortelã
250 ml de água de coco
1 colher de sobremesa de chá verde em pó
Bater todos os ingredientes no liquidificador.

** Melancia com limão e canela

1 fatia de melancia
Suco de 1/2 limão
250 ml de água de coco
1 castanha
1colher de café de canela.
Bater todos os ingredientes no liquidificador.

**IMPORTANTÍSSIMO**:
Devemos ingerir no mínimo 3 litros de água por dia para facilitar o funcionamento do nosso organismo. Além disso, é através da urina que eliminamos o sódio do nosso organismo, e quanto menos água ingerimos, menos xixi faremos.


ATENÇÃO: As informações existentes neste blog pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Essas informações são de caráter educativo, por isso, em caso de dúvidas, não hesite em realizar sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.


Fontes:
1) http://www.itodas.com.br/corpo-e-dieta/nutricionista-ensina-a-fazer-tres-sucos-que-ajudam-a-desinchar-a-barriga/
2) http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/alimentos-limpam-desincham-afinam-cintura-488910.shtml
3) http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/retencao-de-liquido-por-que-ela-acontece/746/

Nenhum comentário:

Postar um comentário