O que é?
É um alimento livre de agrotóxicos, além de também não possuir insumos artificiais como adubos químicos. Na produção desses alimentos não é utilizado fertilizantes, pesticidas ou herbicidas sintéticos utilizados na agricultura convencional. Nesse cultivo também se veta modificações genéticas e o tratamento rotineiro de animais com antibióticos e hormônios. Durante o processamento dos alimentos está proibido o uso de radiações ionizantes (substâncias cancerígenas, como benzeno e formaldeído) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.
Agricultura Orgânica:
O alimento orgânico vem da agricultura orgânica que na Legislação Brasileira de 2007 teve como objetivo a auto-sustentação da propriedade agrícola no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais para o agricultor, a minimização da dependência de energias não renováveis na produção, oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes e preservação da saúde ambiental e humana.
Qual a diferença entre o alimento orgânico e o alimento natural?
O produto natural é produzido pela natureza ou conforme as leis da natureza, sem interferência humana, é verdadeiro e simples.
Benefícios dos alimentos orgânicos:
- Maior teor de nutrientes;
- Maior teor de substâncias antioxidantes;
- Melhor sabor (provêm de solo equilibrado, sem substancias químicas)
- Auxilia na prevenção de doenças (estudos relacionam o consumo de agrotóxicos com algumas doenças)
- Preservação dos solos e das águas
Quais alimentos podemos encontrar na versão orgânica?
Vários. Cereais, carnes, frango, lacticínios, frutas, verduras, legumes e até papinhas para bebês.
Como saber se um alimento é orgânico?
Os alimentos orgânicos devem conter um selo de certificação que comprova a procedência dos produtos e sua qualidade.
Como os produtos orgânicos são mais caros devido sua baixa produção e alta procura, algumas nutricionistas orientam que caso você não consiga inserir produtos orgânicos em 100% da sua alimentação, procure pelo menos consumir frutas, verduras e legumes. Sendo assim, receberá mais nutrientes e estará livre de substancias químicas que fazem mal à nossa saúde!
Fontes:
www.portalorganico.com.br
http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal
www.organicaalimentos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário