terça-feira, 3 de dezembro de 2013

03/12 - Dia Mundial de Pessoas com Deficiência

Segunda a Organização das Nações Unidas (ONU), 10% (~ 650 milhões de pessoas) da população mundial vive com algum tipo de deficiência. Eles ainda afirmam que pessoas com deficiência são mais propensas a serem vítimas de violência ou estupro.
O dia Internacional de Pessoas com deficiência é celebrado todos os dias 03 de dezembro desde 1998, com objetivo de promover o maior entendimento sobre assuntos de deficiência, e ainda mobilizar a defesa de dignidade, dos direitos e bem-estar dessas pessoas.
A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação da sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pelo Assembleia Geral da ONU em 1982.

O que é a deficiência?
É quando alguma parte do corpo humano não apresenta seu funcionamento perfeito.

Quais são os objetivos desse dia?
- envolver pessoas com deficiência e suas organizações;
- conscientizar sobre assuntos de deficiência;
- promover os direitos humanos de todas as pessoas com deficiência
- garantir que as pessoas com deficiência possam participar plenamente da vida na comunidade;
- dar a oportunidade de pessoas com deficiência conquistarem oportunidades iguais às de pessoas sem deficiência.

Notícias sobre essa data:
Nesse ano de 2013, hoje, a presidente Dilma, disse que assinará em decreto que regulamenta a aposentadoria especial para as pessoas com deficiência.

“Assino hoje ( nesta terça-feira)decreto que regulamenta a aposentadoria especial para as pessoas com deficiência, reduzindo em até dez anos o tempo de contribuição para aposentadoria, dependendo da avaliação da deficiência”, escreveu Dilma, em sua conta no microblog Twitter.
Fonte: Google
Galera, vamos deixar o preconceito de lado e auxiliar nessas ações, ajudando a inserir e incluir pessoas com deficiência na comunidade. Todos temos direito!


Fontes:
- Wikipédia
- ONU
- www.cedipod.org.br
- www.brasilescola.com
- www.em.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário