quarta-feira, 11 de maio de 2016

SAÚDE FÍSICA: Caxumba

Nos últimos 2 meses, temos escutado no noticiário que algumas cidades estão em surto de caxumba. Embora alguns especialistas tenham dito que não há a necessidade de alarme com o aumento desses casos, é importante que nós entendamos a doença para poder nos prevenir.


A Caxumba é uma doença viral aguda, que é caracterizada pelo aumento de uma ou mais glândulas salivares, que faz com que o rosto fique inchado.  Outros sintomas que também podem ocorrer são a febre, os calafrios, dores de cabeça, dores musculares, e dores ao mastigar e engolir, além da pessoa sentir fraqueza por todo o corpo.


É muito importante ter o acompanhamento médico durante a doença pois nos casos graves, a caxumba causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (nos homens) ou dos ovários (nas mulheres), podendo levar a esterilidade.

Transmissão
A caxumba é causada por um vírus chamado Paramyxovirus e é altamente contagiosa. A sua transmissão ocorre por contato direto com saliva de pessoas infectadas ou via aérea através da disseminação de gotículas no ar.

Período de Transmissibilidade
Varia entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas. O vírus pode ser encontrado na urina até 14 dias após o início da doença.

Prevenção
A prevenção é feita através de vacina a partir dos 12 meses de idade.

De acordo com o Portal da Saúde, a imunização é feita da seguinte forma:
*12 meses à 19 anos de idade: Administrar duas doses, conforme situação vacinal encontrada.
[1ª dose aos 12 meses com a vacina Tríplice Viral e 2ª dose aos 15 meses com vacina Tetra Viral para as crianças que já tenham recebido a Triplice Viral]
* A partir dos 19 anos: Somente uma dose é necessária.



Além disso, é importante evitar aglomerações e compartilhamento de talheres, copos com as pessoas e não ficar próximo de pessoas infectadas.

Tratamento
Não existe tratamento específico, pois é uma doença que se resolve sozinha. É indicado o repouso, analgesia e observação quanto à possibilidade de alguma complicação.


Cuidados ao estar com Caxumba
 Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença. É preciso, ainda, desinfectar os objetos contaminados como secreções do nariz, da boca e da garganta da pessoa infectada.
**É importante citar que aqueles que tenham contato direto com a pessoa, devem ser vacinados.

ATENÇÃO: As informações existentes neste blog pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Essas informações são de caráter educativo, por isso, em caso de dúvidas, não hesite em realizar sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.


Referências:
1) www.portalsaude.saude.gov.br
2) www.bio.fiocruz.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário