terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sindrome de Burnout

A Síndrome de Burnout, conhecida também como Síndrome do Esgotamento Profissional, foi descrita por um médico americano Freudenberg em 1974.

A principal característica dessa síndrome é a tensão emocional e o estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. Geralmente essa Síndrome se manifesta em profissões com envolvimento interpessoal direto e intenso, ou seja, em profissões que possuem impacto direto na vida de outras pessoas. Exemplos: Profissionais da área da saúde, jornalistas, advogados, professores, ...

Sintomas
- Esgotamento físico e emocional
- Fadiga constante
- Dores musculares e de cabeça
- Irritabilidade
- Alterações no humor
- Distúrbios no sono
- Falta de apetite
- Depressão

Diagnóstico:
É feito através do levantamento histórico do paciente e seu envolvimento com trabalho. Além disso observa-se também a realização pessoal do individuo no ambiente de trabalho.

Tratamento:
- Antidepressivos e psicoterapia
- Prática regular de atividade física
- Dormir bem
- Procurar manter uma boa qualidade de vida
- Manter hobbies e interesse pela vida social

Dicas da Carol:
Quando damos importância a todos os setores de nossa vida de forma equilibrada, dificilmente entramos numa crise de estresse com necessidade de tratamento com antidepressivos. Por isso, mesmo que ame seu trabalho, tenha sempre reservado um horário para a prática de atividade física, prática da leitura para exercitar o cérebro com outros assuntos, seja rigoroso com suas horas de sono, e tente manter uma alimentação saudável. Para aqueles que também são fãs da meditação, 15 minutinhos de recolha por dia, já são suficientes para manter-se mais equilibrado.

ATENÇÃO: As informações existentes neste blog pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Essas informações são de caráter educativo, por isso, em caso de dúvidas, não hesite em realizar sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Fontes:

Fontes:
- Dráuzio Varella
- Hospital Albert Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário