quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Os malefícios do consumo excessivo do açúcar

 


É muito difícil hoje em dia conhecer alguém que não goste de doces. Eu, por exemplo, confesso, sou fanática e viciada em chocolate. Mas ta aí, você já se perguntou quais são os malefícios da ingestão excessiva de açúcar?
O que muita gente não tem consciência, ou até conhecimento é que, alimentos que contém carboidratos, se transformam em açúcar após a digestão, a glicose. A glicose é essencial para o bom funcionamento das células do organismo, promovendo energia para o crescimento, atividade física e regeneração celular.

Quando ingerimos açúcar em excesso, o pâncreas (órgão responsável pela produção de insulina) fica sobrecarregado, pois a insulina é responsável por transformar o açúcar em glicose. Quando a glicose em excesso não é consumida pelo organismo, ela vira gordura para o corpo, causando doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além da obesidade.
O açúcar refinado não possui nutrientes, nem gera energia vital para o organismo, e ainda rouba e/ou destrói vitaminas e minerais importantes, como o cálcio e o magnésio e as vitaminas do complexo B.
Além disso, os alimentos adocicados estimulam a ingestão de grandes volumes de alimentos, tudo devido ao ciclo vicioso que causam. A dependência química do açúcar é muito forte, pois está ligada aos neurotransmissores cerebrais, conhecidos como serotonina, que são responsáveis pelo estado de felicidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o açúcar de adição não pode ultrapassar 10% das calorias de uma refeição. Os refrigerantes acabam possuindo um teor muito mais do que é o recomendado ingerir em uma refeição.

Algumas consequências da ingestão abusiva do açúcar:
- Provoca o envelhecimento prematuro;
- Alterações na visão;
- Acidifica a saliva, provocando cáries e problemas periodontais;
- Contribui para obesidade
- Pode provocar cálculos na vesícula e apendicite
- Pode provocar varizes
- Danifica o pâncreas;
- Aumenta retenção de líquidos no organismo;
- Pode levar uma grávida a desenvolver diabetes gestacional.

Portanto, quando as pessoas possuem hábitos alimentares saudáveis, o risco de desenvolver certas doenças cai. Alimentação saudável não significa deixar comer alimentos que contenham açúcar, mas sim balancear essa ingestão, a fim de evitar algumas complicações futuras.

Fontes:
- E Nirvana
- Blog Fundações Sanepar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário