segunda-feira, 12 de março de 2012

Feng Shui - energia da casa


Há cerca de 5.000 anos, provavelmente mais, os chineses começaram a desenvolver um sistema baseado em observações e experimentos com as forças da natureza, levando ao que hoje é conhecido como Feng Shui, cujo significado literal é vento-água.

CHI
O Chi é a energia que existe e flui por nosso corpo e por todos os lugares que nos rodeiam, incluindo nossos lares. O Chi flui por nosso corpo através dos meridianos da acupuntura. A medicina chinesa nos diz que a enfermidade surge quando o Chi se estanca ou se acelera em alguma região.
Tudo o que nos rodeia, plantas, minerais, animais e outros seres humanos, tem Chi. Também cada casa tem um Chi que a caracteriza. Nós podemos "perceber" ou "sentir" o Chi de um lugar inconscientemente, quando nos sentimos bem ou mal em um determinado ambiente sem saber exatamente o motivo.
O Feng Shui estuda como o Chi se espalha por nossa casa através dos quartos e corredores, entrando e saindo por portas e janelas. Quando o Chi flui livremente, as pessoas serão mais positivas e desfrutarão de uma existência harmônica. Se o Chi é detido por algum motivo, surgirão problemas na vida cotidiana ou nas metas e projetos de quem vive no local.
Portanto, a prática do Feng Chui busca o equilíbrio dos fluxos energéticos por meio de cores, formas e posição dos móveis e objetos, criando ambientes harmônicos, capazes de atrair boas vibrações, saúde, sucesso, abundância e provocar uma sensação de bem estar.
A bagunça é inimiga da prosperidade, afugentando as boas vibrações, provocando cansaço e imobilidade. Quando buscamos aplicar o Feng Shui, é necessário tirar toda a bagunça do local, doar o que já não se usa mais, jogar fora o desnecessário e consertar o que está quebrado.

BA GUÁ
Fonte: Google
O bá gua é um instrumento usado para colocar o Feng Shui em prática. Ele é uma "bússula" octogonal. Cada lado representa uma subdivisão dos quatro pontos cardeais, que são identificados por uma aspiração da vida. As aspirações representadas no bá gua são educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos e perspectivas de casamento, criatividade e sorte aos filhos, trabalho, prosperidade e reconhecimentos profissional e amigos. Cada aspiração é simbolizada por um trigrama (triângulo).
O bá gua é utilizado sobre a planta da casa onde se quer praticar o Feng Shui. O norte do bá gua deve coincidir com o norte da residência. Cada aspiração fica apontada para um lado/cômodo da casa. Cada lado (ou Kua) do bá gua possui um complemento, que é seu lado oposto. O trabalho, por exemplo, complementa o sucesso, assim como o casamento e relacionamento, complementam a educação e a espiritualidade. A relação entre os Kuas e seus ciclos produtivos e destrutivos se projetam nas plantas, móveis e cores da casa.


Evite:
- Lampadas queimadas
-  objetos quebrados
-  fios emaranhados a vista
-  alimentos e maquiagem vencidos
- obstáculos na porta de entrada
Espelhos manchados ou que reflitam você dormindo
- Lixo acumulado
- vaso sanitário, porta de banheiro abertos

Fazer:
- Manter casa limpa, ventilada e iluminada;
- Móveis da sala em U, dando boas vindas a quem entra. Nunca deixe cadeiras e sofá de costas para quem entra;
- Sempre dormir tendo a visão da porta, e se possível ter uma janela em frente à cama;
- Na entrada da casa, manter objetos de boas vindas, como plantas. Manter a área sem obstrução e iluminada;
- Um baguá com espelho convexo é uma boa opção para pendurar na porta de entrada do lar.


Fonte:
- Site Terra
- Jornal Imóveis & Cia – Ed. 628

Nenhum comentário:

Postar um comentário