segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Diabetes - Conheça um pouco mais

Alguns posts atrás eu resolvi falar sobre os malefícios do consumo excessivo do açúcar; hoje vou falar sobre uma consequência desse consumo abusivo: Diabetes.


Como eu já havia falado anteriormente, quando consumimos o açúcar, a insulina (excretada pelo pâncreas) é a responsável por transformar esse açúcar ingerido em glicose, que é o que dá energia para as células trabalharem. Quando essa glicose está em excesso no sangue nós temos a chamada Hiperglicemia, e quando essa hiperglicemia nunca retorna ao estado normal, mesmo em jejum, o indivíduo desenvolveu a Diabetes.

Tipos de Diabetes:

Tipo 1 - Produção de insulina pelo pâncreas é insuficiente, pois as células sofrem destruição autoimune. Essa destruição ocorre por um "defeito" do sistema imunológico. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais, e há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. Mais comum em crianças e jovens.

Tipo 2 - Corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre em pessoas obesas, maiores de 40 anos e também em pessoas que possuem hábitos alimentares ruins e não saudáveis. Neste tipo, há produção de insulina, porém, sua ação é dificultada, muitas vezes pela obesidade, o que é chamado de resistência insulínica.

Diabetes Gestacional - É a glicose elevada durante a gravidez, após o parto geralmente ela volta ao normal.  É preciso tomar cuidado, pois mulheres que possuem esse tipo de diabetes tem maior predisposição a desenvolver Diabetes 2 tardiamente, bem como seu filho.

Sintomas:

Essa doença é pouco sintomática, por isso é importante realizar exames de check-up regularmente. Porém, alguns sintomas podem se manifestar:

- Urinar excessivamente, inclusive acordar varias vezes a noite para urinar;
- Sede excessiva;
- Aumento do apetite
- Perda de peso – Em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva;
- Cansaço;
- Vista embaçada ou turvação visual Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele;

Fatores predisponentes:
- Familiares próximos portadores de diabetes;
- Idade maior que 45 anos;
- Excesso de peso ou obesidade;
- Pressão Alta Colesterol elevado;
- Mulheres com antecedentes de filhos nascido com mais de 4.0 Kg.

Diagnósticos:
- O diagnóstico é realizado através de exame de sangue.

Complicações da Diabetes:

- Cetoacidose diabética;
- Hipoglicemia;
- Cegueira;
- Amputação de um membro;
- Hipertensão;
- Dificuldades de cicatrização, alterações da sensibilidade periférica;
- Infecções;
- Doenças renais.


Prevenção:

- Alimentação adequada e balanceada;
- Manter seu peso adequado, dentro do IMC, gordura corporal e circunferência abdominal (falados no post sobre obesidade);
- Beba bastante água;
- Manter atividade física regularmente

*** ATIVIDADE FÍSICA ***

Como SEMPRE foco, a atividade física é de suma importância para nos mantermos saudáveis, em todos os aspectos: Corpo, mente e espírito.
A atividade física regular é essencial e de grande benefício para o controle do diabetes e de condições associadas como a hipertensão arterial, a obesidade, a hipercolesterolemia etc. Além de facilitar o controle dessas condições, a atividade física melhora o condicionamento físico, as dores musculares, articulares e dá uma sensação de bem estar, melhora o humor, a autoestima.

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Diabetes, não custa nada melhorar alguns hábitos diários e evitá-la! Caso já tenha Diabetes, mantenha sempre a glicemia controlada e evitará possíveis complicações. Mudanças de hábitos geralmente requerem bastante disciplina, mas não é impossível quando buscamos uma vida saudável!!

ATENÇÃO: As informações existentes neste blog pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Essas informações são de caráter educativo, por isso, em caso de dúvidas, não hesite em realizar sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Fontes:

Fonte:
- Sociedade Brasileira de Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário