terça-feira, 3 de julho de 2012

O poder das cores!!!

A cor é um fenômeno químico-físico, resultado de reações moleculares que, quando excitadas eletricamente, geram radiações. A cromoterapia, utiliza dessas radiações para promover a cura, atrasvés de meios internos e externos, equilibrando a mente, corpo e espírito. As cores podem ajudar na parte energética do organismo, prevenindo e corrigindo disfunções, além de despertar e desenvolver capacidades individuais.
Existe uma ciência que estuda o efeito que as cores exercem sobre nós, essa ciência chama-se Cromoterapia. esta ciência usa as cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.
Chakras e cromoterapia. Fonte: Google
A cromoterapia vem sendo utilizada desde as civilizações mais antigas como o Antigo Egito, e hoje em dia, suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através de experimentação constante e comprovação de resultados. Esta ciência é baseada nas sete cores do espectro solar (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta) e cada cor tem uma vibração específica, que atuará em alguma deficiência no campo energético decada pessoa, de maneira própria.
As cores não são utilizadas somente na cura de moléstias físicas, mas também age de maneira importante no campo mental e na harmonização dos Chakras, nos dando saúde emocional.

Como é feito o trabalho?
- Utilização física das cores
- Mentalização das cores
- Luz de lâmpadas coloridas
- Harmonização da mente através do contato coma natureza

Fonte: Google
Significado das Cores:

Vermelho:  elemento do fogo e estimula e excita os nervos e o sangue. Promove a liberação de adrenalina e estimula os nervos sensoriais. Ativa a circulação sanguínea, excita os nervos cerebrospinais e o sistema nervoso simpático. Revitaliza o corpo físico, mas, por ser tão poderosamente estimulante, deve ser usada com cautela. O vermelho é contra-indicado em todas as inflamações e em muitos dos casos de perturbações emocionais.
Nunca se deve fazer um tratamento exclusivamente com vermelho é preciso complementá-lo com uma radiação com verde ou azul.

Laranja:  Tem efeito antiespasmódico. Bom no tratamento das cãibras musculares e nos espasmos. O laranja auxilia o metabolismo do cálcio e fortalece os pulmões, pâncreas e baço.
Esta cor acelera a pulsação mas não eleva a pressão sanguínea. Fornece energia ao baço e ao pâncreas. O laranja fortalece o corpo etérico, vivifica as emoções e cria um sentimento geral de bem estar e disposição.

Amarelo:  ativa os músculos motores e gera energia nos músculos. Favorece a digestão mas se usada durante muito tempo pode provocar diarréia porque estimula o fluxo de bile. O amarelo afasta os parasitas. Melhora a condição da pele e purifica o sangue. Ativa a linfa.
O amarelo pode deprimir o baço. Sob o ponto de vista psicológico, afeta a melancolia e o desespero. É a cor do intelecto e da razão. O amarelo é contra indicado em casos de inflamação aguda, delírio, diarréia, febre, superexcitação e palpitações.

Verde:  O verde dilata os capilares e produz sensação de calor. Alivia a tensão, mas usado em excesso torna-se enfadonho. Estimula a glândula pituitária e é um reconstrutor dos tecidos e músculos. O verde é um desinfetante; libera e ao mesmo tempo regula o corpo elétrico e recupera o corpo astral que tenha sofrido choque, fadiga, moléstia ou emoções negativas. 

Azul: O azul acelera o metabolismo. Promove crescimento e supuração. Cura queimaduras muito rapidamente.É a cor da intuição e das faculdades mentais elevadas.O azul é contra indicado para resfriados, gota, hipertensão, contrações musculares, paralisia, reumatismo crônico e taquicardia (batimento cardíaco acelerado).

Índigo:  é refrigerante, adstringente e elétrico.Atua sobre as paratiróides, mas deprime as tiróides. Quando a tiróide está sobrecarregada deve-se tratar as paratiróides com índigo. Purifica a corrente sanguínea e prepara os leucócitos no baço.Reduz ou mesmo estanca hemorragia.Reduz ou mesmo estanca hemorragias. Sempre que hemorragia excessiva estiver presente, trate as paratiróides com índigo. Reduz o ritmo respiratório e tonifica os músculos. Usado demoradamente tem efeito anestésico, além disso afeta a visão, audição e paladar. Afeta também os níveis emocional e espiritual e auxilia no tratamento de moléstias mentais, como o "delirium tremens"e a insônia.Podem-se curar obsessões com ele, mas neste caso o terapeuta deve precatar-se para não adquirir tal obsessão.

Violeta: deprime os nervos motores e o sistema linfático, bem como o sistema cardíaco. Purifica o sangue e promove a produção de leucócitos. O violeta mantém o balanço de potássio no corpo.Detém o crescimento de tumores.

Já que temos essa ciência que nos auxiliae nos traz benefícios, vamos usar as cores ao nosso favor??? Podemos usá-las em roupas, acessórios, ou apenas mentalizá-las dentro de nós, de acordo com as nossas deficiências. Vamos comecar?

Fontes:
http://www.zull.com.br/novidades/o-poder-das-cores/
http://www.mistico.com/p/cromoterapia.html
http://www.eusouluz.iet.pro.br/cromoterapia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário