segunda-feira, 24 de outubro de 2016

FISIOTERAPIA: Mosaicoplastia


ARTICULAÇÃO DO JOELHO - CARTILAGEM


Cada vez mais temos ouvido falar de pessoas que apresentam dores na articulação do joelho. É sabido que dentro da nossa articulação, os nossos ossos são revestidos por um tecido chamado cartilagem.

A cartilagem permite o deslizamento de um osso sobre o outro, absorvendo a carga durante o movimento. Acontece que com o passar do tempo ou devido a algum trauma, essa cartilagem pode sofrer algum tipo de desgaste, fissura, ou lesão. E ai é que vem a má noticia: a cartilagem não cicatriza! Pelo contrário, uma vez lesada, ela pode ir se deteriorando e perdendo as suas características, ocasionando DOR. =(

Fonte: Google


Ao longo da vida, muitas pessoas apresentam a famosa "Artrose de joelho", necessitando de um procedimento cirúrgico, quando o estágio da doença aumenta de maneira a impedir a marcha ou outras atividades de vida diária. (Clique aqui para saber mais sobre Artroplastia de Joelho)


MOSAICOPLASTIA é uma cirurgia indicada para lesões focais na cartilagem, de 1 a 4 cm2 (buraquinhos). 

Lesão focal na cartilagem do joelho.
Fonte: Google
Esse procedimento cirúrgico consiste em retirar uma parte de cartilagem de uma área da própria articulação. Essa área doadora, deverá ser uma área não exista descarga de peso. Logo após a retirada, o fragmento é enxertado na lesão. O procedimento pode ser realizado por via aberta, artroscópica, e alguns estudos indicam a técnica como eficaz no tratamento da dor e função.


Indicações e conta-Indicações - Mosaicoplastia

Com base no artigo de Neto O.A.L et. al, 2010, podemos entender quais são as indicações  e contra-indicações desse tipo de procedimento. Veja a seguir no quadro:

Fonte: Rev Bras Ortop. 2010;45(2):166-73

Reabilitação
Como qualquer procedimento cirúrgico é muito importante que o paciente seja encaminhado para a fisioterapia. A mobilização passiva já é liberada logo após a retirada do dreno, porém, a descarga do membro é liberada após algumas semanas, seguindo o protocolo de cada médico cirurgião. o retorno ao esporte é geralmente após 6 meses.

Até a próxima!!! Espero que tenham gostado!!!

Lembre-se sempre: “Para uma vida saudável, cuide da saúde do seu corpo, da sua mente e do seu espírito!”

Fisioterapeuta Carolina Bagnariolli
@fisioterapiaortopedica
@carolbagnariolli
@projetocorpomenteespirito

ATENÇÃO: As informações existentes neste blog pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Essas informações são de caráter educativo, por isso, em caso de dúvidas, não hesite em realizar sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.


Fontes:
1) Filho, M.M.C.C, et. al. Atualização no diagnóstico e tratamento das lesões condrais do joelho. Rev Bras Ortop. 2012;47(1):12-20
2) Neto, O.A.L, et. al. Tratamento cirúrgico das lesões osteocondrais do joelho com mosaicoplastia. Rev Bras Ortop. 2010;45(2):166-73



Nenhum comentário:

Postar um comentário